O Organon é um Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. O tema central de trabalho é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política. Fazem parte do Organon o GETPol - Grupo de Estudos em Teoria Política contemporânea, o Mapa das Mobilizações e o Observatório de Ações Judiciais de relevância às causas coletivas.
Site: organon.ufes.br
Mecanismos Poéticos para Projeto Utópicos é um projeto que combina pesquisa e extensão em diferentes áreas do conhecimento buscando como objeto final a interface entre arte, ciências sociais, computação, história e estudos socioambientais.
A partir dos problemas concretos observados em nossas investigações buscamos formas de exposição que produzam outras percepções sobre eles e, principalmente, que nos permitam projetar outras realidades.
Todos os trabalhos poéticos apresentados aqui estão embasados em pesquisa científica em ciências sociais e são problematizados pelos debates produzidos no campo da arte.
Site: www.mecanismospoeticosparaprojetosutopicos.com
A costa sudeste do Brasil é uma região fundamental para a discussão das mudanças climáticas. Trata-se da região mais importante do país para a extração de petróleo, que ocupam o cerne do debate sobre emissões de gases de efeito estufa e afetam não apenas o sistema climático mas também as vidas marinhas e povos e comunidades tradicionais. A região também tem muitos portos e terminais, associados a inúmeras outras atividades econômicas entre elas, mineração e agronegócio. Além disso, a região sudeste é a mais populosas do país com a maior concentração de lixo, enfrentando problemas na coleta e tratamento, o que agrava a situação de poluição do oceano. Essas são apenas algumas das questões ambientais observadas na região costeira sudeste. Pensando nesse contexto, o projeto realiza oficinas virtuais, encontros presenciais e um atos públicos visando conectar associações, comunidades locais, movimentos sociais, cidadãos, ONGs, pesquisadores e comunicadores que atuem na zona costeira sudeste ou que tenham a região como objeto de atuação tendo em vista problemas socioambientais e climáticos. O projeto faz parte de uma investigação realizada pela Rede Climatizando, com o apoio do CNPq e FAPES, que sistematiza as iniciativas de políticas climáticas federais e de estados brasileiros. Um dos objetivos das oficinas é apresentar a sistematizações e discutir com os participantes quais políticas podem ser melhoradas e avançadas.
O projeto é uma parceria com o Pulitzer Center, e apresenta e discute as reportagens produzidas com o apoio do Pulitzer aproximando jornalistas, cientistas e comunidades locais.
Site: https://www.instagram.com/conexoescosteirassudeste/